4831 Mensagens em 509 Tópicos- por 129 Membros - Membro Mais Recente: labylase

Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Pergunta!  (Lida 968 vezes)
Madalena Santos
Administrator
Everyday Member

Ver Perfil E-mail
« em: Janeiro 07, 2008, 07:13:22 »

Em qualquer espaço do fórum poderiam formular as mais variadas questões, mas talvez um espaço especializado convidará a perguntas a pensar na edição do livro, o trabalho por trás das obras, a rotina da escrita...

Estou disponível para qualquer questão curiosa, que são imensas nas apresentações/ sessões de autógrafos e sei que muitas ficam por fazer por não haver mais tempo. E é também uma oportunidade para aqueles que não podem, pelas mais diversas razões, assistir a esses eventos.

Podem fazer quer neste tópico, quer criando um outro. Estejam à vontade  Cheesy

Registado
werder
Sr. Member

Lonely walker

Ver Perfil E-mail
« Responder #1 em: Janeiro 21, 2008, 02:20:43 »

Durante a leitura dos episódios das Terras de Corza, noto que o papel feminista assume uma posição bastante significativa/activa no desenrolar da história. Temos Neferloen que assume uma posição bastante prestigiosa no campo da guerra e temos,neste último livro, as guardiãs que são um ponto vital no desfecho da batalha de Eiron. A ideia de criares essas personagens têm algum objectivo especifico ou apenas surge como forma de quebrar a "tradição" em que na maioria dos livros os intervenientes principais, no campo da guerra, são do sexo masculino?
Registado
Madalena Santos
Administrator
Everyday Member

Ver Perfil E-mail
« Responder #2 em: Janeiro 22, 2008, 02:46:43 »

Consciente ou inconscientemente, dou um papel preponderante à figura feminina. No primeiro caso, o de Neferlöen, é mesmo porque uma figura feminina determinada a destacar-se no espírito medieval cria especiais atritos, fomenta mais obstáculos nos seus propósitos. Se fosse um homem, metade das questões que surgiram na intriga não tinham alicerces.
Já no que respeita às Guardiãs de Corza, a sua origem provém de uma altura muito anterior (a que vai caracterizar o Livro IV), a qual tem a particularidade de ser - isto ficcionado, mas altamente baseado na realidade do passado - anterior à época medieval, ou seja, antes a visão machista alterar toda a sociedade. Antes de tudo isso acontecer, havia várias sociedades matriarcais (os que vieram depois tiveram o cuidado de empurrá-las para o esquecimento, se bem que ficaram vestígios aqui e acolá, nas memórias ou mesmo nos costumes) e as Guardiãs de Corza preservam raízes dessa altura. Elas são fósseis vivos da época em que Corza aparece para criar o seu império.
Registado
SkyStorm
Full Member

Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: Janeiro 22, 2008, 02:51:19 »

A ideia com que fiquei delas durante a leitura é que elas seriam baseadas nas antigas, e tão famosas ainda nos dias de hoje, amazonas. Como pequena nota, eu sei que não provas que fomentem sem qualquer dúvida a existências destas na realidade mas existem vários indícios de que tenham realmente existido, embora não exactamente a sociedade homofóbica que se descreve tantas vezes (recomendo aqui o livro "A Última Amazona", de Steven Pressfield).
Registado

Madalena Santos
Administrator
Everyday Member

Ver Perfil E-mail
« Responder #4 em: Janeiro 22, 2008, 02:54:27 »

Hum... O meu fio de pensamento não passou pelas amazonas, mas sim por duas questões conjugadas: o facto de realmente ter havido (e ainda há!!) sociedades matriarcais e as peripécias que o povo de onde provêm as Guardiãs de Corza sofre nos tempos de Corza.
Registado
SkyStorm
Full Member

Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: Janeiro 22, 2008, 03:06:23 »

Acredito, acredito. Mas realmente têm muita coisa em comum com as amazonas. E uma sociedade destas fica sempre bem numa história Tongue
Registado

naosejascigano
Newbie
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #6 em: Março 03, 2008, 09:18:12 »

entao leninha diz me ai o servidor do cs que e para o pessoal jogar um dia fachabor
Registado
sandrokas
Newbie
*

Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 20, 2008, 08:34:55 »

Olá, tou mais uma vez por aqui...
A minha professora de portugues proposnos apresentarmos um livro á turma! eu como leio algumas coisas dei cmg com uma lista enorme á minha frente de livros lidos e completamente indecisa sobre q livro apresentar!!!
Falei com colegas meus e todos iam apresentar livros q n são deste genero... falei com a stora e ela assim pelo nome n conhece as tuas obras!!! Logo decidi imediatamente q n iria apresentar um mais dois livros teus!!! Espero tar á altura disso...
Gostaria de saber a tua opinião sobre isto!!!
respondendo á tua outra pergunta sim fiz perguntas quando foste á minha escola...
tou no 10ºano e acho q seria optimo todas as pessoas da minha idade (e n só!!!) lerem estes livros!!!
O q achas?
Desculpa ser tão grande...
Beijinho
Registado
Madalena Santos
Administrator
Everyday Member

Ver Perfil E-mail
« Responder #8 em: Outubro 20, 2008, 09:30:16 »

Olá, sandrokas.

Fico lisonjeada por ver que aproveitarás os meus dois livros publicados para um trabalho na escola. E logo um desafio, visto que escolheste dois quando só precisavas de optar por um! Depois conta-nos como correu essa apresentação e qual foi a reacção da turma.

Posso dizer que tenho muitos leitores da tua idade. E já ouvi falar de leitores de 11 anos e já recebi uma carta de uma senhora que se diz minha fã e tem mais de 80 anos! (Foi uma surpresa que emocionou um bocadinho  ashamed0004  ) Apesar de ser indicado que se trata de livros para um público jovem-adulto, tudo depende do que cada leitor procura nos livros no momento em que vai escolher a próxima leitura.

Escreve tanto quanto quiseres! Faz longos discursos! Nunca as tuas participações neste fórum serão um aborrecimento  Wink

**
« Última modificação: Outubro 20, 2008, 09:34:59 por Madalena Santos » Registado
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: